Gorro "CC Beanie by Emily Ingrid"

Olá!

Minha filha Beatriz queria um gorro, estamos nos aproximando do inverno e achei justo.

Fiz algumas pesquisas e sempre que mostrava para ela, dizia: Não, esse não!

Até que mostrei esse e ela gostou! Ufa!

Gorro muito lindinho e beeeeeem simples de fazer. Pode ser feito com agulha reta e costurado ou com agulha circular que, lógico, foi a minha escolha. Tenho problemas para costurar tricô por dois motivos: ou fica torto ou demora tanto que poderia fazer o trabalho inteiro de novo que não demoraria tanto!! Enfim, agulha de ponta dupla e agulha circular é vida!!!

E quando terminei o gorro, meu filho Gabriel gostou e pediu uma pra ele. Eis as duas!




A preta é da Be e a marrom do Ga, usei o fio Balloon da Pingouin, agulha circular 4,5mm.

A única diferença foi o número de pontos, para a Be, 86 pontos e para o Ga, 100 pontos.

A receita original pode ser acessada aqui:

That Hat by Emily Ingrid

Mas, como a própria Emily disse, é uma cópia de um gorro que ela tinha visto várias pessoas usando e ficou obcecada por fazê-lo e de posse de um que era de uma amiga dela, ela contou os pontos e escreveu a receita. Muito bem, então, não vou me sentir uma traidora colocando a receita aqui, traduzidinha para o português.

Montei 86 pontos na agulha circular 4,5mm.
Fiz ponto barra 1x1 sendo que o ponto meia eu fiz torcido, isto é, ao invés de pegar o ponto pela frente, eu peguei por trás, assim ele fica com uma pequena torção e fica mais levantadinho. Um efeito bem simples e bem bonito.
Essa barra foi feita por mais ou menos 10cm. Mas pode fazê-la do tamanho que quiser, o fato é que deve ser feita do dobro do tamanho que você quer porque ela será dobrada para continuar o corpo do gorro.

Terminada a barra, dobre o trabalho para trás e faça uma carreira em meia pegando um ponto da agulha e um ponto do início do trabalho que foi montado e faça os dois juntos em meia. (no link acima da receita original tem uma foto que dá uma ideia de como fazer essa carreira).

Na próxima carreira faça novamente em meia toda a volta.

Padrão a ser repetido:
6 carreiras em ponto tricô
2 carreiras em ponto meia
4 carreiras em ponto barra 1x1 (normal dessa vez, sem torcer o meia)
2 carreiras em ponto meia

Repetir o padrão até ficar do tamanho que quiser, eu repeti 4 vezes.

Diminuição:
3 carreiras em meia
1 carreira em 2 pontos juntos em meia toda a volta
3 carreiras em meia
1 carreira em 2 pontos juntos em meia toda a volta

Se necessário, transfira os pontos para as agulhas de pontas duplas para não ficar esticando os pontos.

Ao concluir, corte o fio um pouco longo e coloque numa agulha e passe pelos pontos que estão nas agulhas de tricô conforme forem sendo retirados, puxe bem para fechar o buraquinho que fica no topo, passe a agulha para dentro do trabalho e arremate.

Essa é a forma que eu fiz usando agulha circular e de pontas duplas, se for fazer com agulha reta, cuide para adaptar as carreiras de forma que onde está meia seja tricô e vice-versa. E no final, depois de passar o fio pelos pontos, ainda vai precisar costurar a lateral até a barra.

A única carreira mais trabalhosa e que exige um pouco mais de atenção é quando for dobrar a barra e pegar dois pontos para fazer juntos.Cuidado para não torcer a barra.

Divirta-se!! 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Adaptação da Pantufa da Yuko Nakamura

CC Beanie com Gorro Fácil Colors

Gorro em Gomos Transversais