Blusa Aberta Infantil

Esta blusinha eu fiz com algumas sobras de lã para a minha filha caçula. Era, na verdade para aproveitar os restos e para ficar em casa, então eu não me preocupei muito na hora de fazê-la, mas o resultado ficou tão bom que a minha lindinha ficava direto com a "blusa-muito-linda-que-minha mãe-fez". É muito legal quando gostam do trabalho da gente.
Dá pra perceber que pela diferença de espessura das lãs, parece que a blusa está "musculosa". O importante é que ela adorou. Ela escolheu a manga raglan "igual a blusa do papai" e queria só um botão!! Neste assunto acabamos conversando, porque eu não consegui entender a razão de um só botão. Uma blusa tão quentinha e que não poderia ser fechada. Mas ela foi irredutível: "Fica mais fashion assim, mãe! Eu gosto assim!". Ok, você venceu!! E não é que ficou bonitinha mesmo?

Receita

A blusa foi executada nas seguintes lãs:
Vermelho: pingouin família
Mescla rosa: pingouin sedificada
Mescla azul: cisne retroplus

Agulha acircular 6,5.

Montei 29p e coloquei um marcador (lacinho de lã de cor diferente), 57p, marcador e 29p, em vermelho.
Barra 1x1 por 10carr. Se olhar bem de perto vai perceber que fiz casas de botões ao longo da blusa, que obviamente a minha filhota pra lá de fashion se recusou a deixar que eu colocasse botões. Mas como ainda estávamos discutindo o fato da blusa ter só um botão, eu achei melhor deixar as casas lá. Mas tudo bem.

Na 11ª carr mudei de cor, mantendo sempre o vermelho nas barras dos botões, então eu acabei trabalhando com 3 fios.

1º ponto fantasia:
1ªcarr: 6t(vermelho), *1m, 1t*(rosa), repetindo de *a*, finaliza com 6t(vermelho)
2ª carr e todas as pares: segue a carr anterior (cuidando para fazer sempre os cordões em tricô de vermelho.)
3ª carr: 6t(vermelho), *1t, 1m*(rosa), repetindo de *a*, finaliza com 6t(vermelho)
Aproximadamente 20 carr.

Entre os pontos fantasia, fiz uma faixa de 5carr em meia vermelho, sempre fazendo os cordões de tricô no começo e no final.

2º ponto fantasia:

1ªcarr: 6t(vermelho), *2m, 2t*(rosa), repetindo de *a*, finaliza com 6t(vermelho)
2ª carr e todas as pares: segue a carr anterior (cuidando para fazer sempre os cordões em tricô de vermelho.)

3ª carr: 6t(vermelho), *2t, 2m*(rosa), repetindo de *a*, finaliza com 6t(vermelho)
Aproximadamente 20 carr.

5 carr em meia vermelho.

3º ponto fantasia:

1ª e 3ªcarr: 6t(vermelho), *6m, 2t*, 2m (azul), finaliza com 6t(vermelho)
2ª carr e todas as pares: 6t(vermelho), t (azul), finaliza com 6t(vermelho)
5ª e 11ª carr: 6t(vermelho), m (azul), finaliza com 6t(vermelho)
7ª e 9ª carr: 6t(vermelho), 2m, *2t, 6m*, (azul), finaliza com 6t(vermelho)
Aproximadamente 20 carr.


Quando terminei as carreiras do 3º ponto fantasia, coloquei os pontos numa agulha auxiliar e passei a fazer as mangas.

Mangas
Seguindo a mesma sequencia de cores e carreiras do corpo da blusa, foram montados 30p,cuidando para sempre colocar um marcador entre o 1º e o último ponto, para saber onde começa e onde termina as carreiras. Depois da barra 1x1, fui aumentando 1p de cada lado do marcador a cada 4 carreiras.

Terminado o 3º ponto fantasia nas mangas, eu coloquei tudo, corpo e mangas numa mesma agulha para concluir o trabalho.

Emenda
Este é um momento bastante delicado do trabalho, hora de juntar as 3 partes, então fiz na 1ª carr da faixa vermelha depois de usar a cor azul. A emenda é feita pelo lado direito do trabalho+
Retomando o corpo da blusa, fiz os 6p em tricô e os demais em m até chegar no marcador, neste ponto, coloquei um marcador e peguei o primeiro ponto da manga e continuei tricotando em m até o final da manga, coloquei outro marcador, tricotei em m os pontos das costas, coloquei marcador, fiz o mesmo processo para a outra manga, marcador, frente esquerda em m, terminando com 6t.
O trabalho fica bem pesado pois são muitos bontos na agulha, na próxima carr (avesso do trabalho), segui os pontos da carr anterior.
Como a Beatriz queria a blusa sem decote, a partir deste ponto na próxima carreira eu comecei a cava da manga raglan, reduzindo 1p de cada lado dos marcadores a cada 2 carr, até o final. Seguindo o desenho da blusa.

Para o acabamento do decote fiz barra 1x1 e arremate italiano (ver abaixo). Fica muito bonito porque parece que é dobrado, fica arredondado no final.

O "baita" botão ficou por conta da dona Be muito fashion...

Se ficar um buraquinho embaixo da cava, é só dar uns pontos com a lã azul mesmo.

Espero que tenham gostado.



Segue um passo-a-passo do arremate italiano

Parece complicado, mas depois que pega o ritmo fica fácil... Até mais!


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Adaptação da Pantufa da Yuko Nakamura

CC Beanie com Gorro Fácil Colors

Gorro em Gomos Transversais